top of page
F_edited.png

Nosso trabalho...

Nosso trabalho é esta tessitura constituída de particularidades alinhadas pelo pensamento junguiano e a sua prática clínica, nomeadamente no campo da psicoterapia. Neste ano em 2022, criamos o coletivo junguiano como forma de difundir a psicologia analítica em Portugal e promover esta ponte fraterna entre Portugal e Brasil, donde somos naturais. Nossos princípios baseiam-se na transdisciplinaridade, na diversidade cultural, plural e inclusiva, baseada na comunicação aberta e criativa entre estas nações, com suas particularidades e amplitude cultural e histórica. O eixo norteador disto tudo é o respeito do ser humano enquanto ser singular, criativo e em busca pelo seu próprio processo de desenvolvimento, em nossos termos – individuação. Temos como meta principal a divulgação da Psicologia Analítica em Portugal e sua participação no coletivo.

Nossa herança comum apresenta em sua história um coletivo brasileiro que disseminaram o pensamento junguiano e sua prática clínica que remete aos meados do século XX. Sem dúvida que temos como enorme influência a Nise da Silveira, a grande responsável por conceber a atividade criativa como estratégia de tratamento de pacientes internados em contexto hospitalar em Engenho de Dentro, Rio de Janeiro. Igualmente no Rio de janeiro, em 1959, Carlos Byington é convidado a participar do grupo de estudos de Nise da Silveira e já no ano a seguir vai para Zurique completar sua formação no instituto C.G. Jung. Retorna ao Brasil alguns anos depois e começa a promover a perspetiva simbólica em psicologia.

Já em São Paulo, ainda na década de 50, a psicologia analítica é levada a comunidade académica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: PUC-SP) pelo médico húngaro Petho Sándor e, logo a seguir a possibilidade da realização de análise didática aos primeiros analistas brasileiros com Leon Bonaventure, que havia chegado a São Paulo após sua formação no Instituto de Zurique, onde se tornara membro da Associação Internacional de Psicologia Analítica (IAAP). Amplia-se assim a formação da psicologia analítica com a criação da SBPA -Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica em 1978 e, em 1991 com a criação da AJB – Associação Junguiana do Brasil.

Estava estruturada a psicologia analítica com grande repercussão na sociedade brasileira, sua divulgação vai desde o campo universitário e clínico, ao cinema, teatro e outras modalidades culturais.

Já em pleno século XXI, alguns de nós imigramos para Portugal e levamos em nossa bagagem esta herança.

Finalmente, em 2022, é criado o COLETIVO JUNGUIANO cujo propósito é divulgar esta grande herança junguiana com mais de meio século de desenvolvimento. Nosso trabalho prevê formações que incluam todo este background analítico.  

nise.jpg

Segundo Marco Lucchesi, “quando Nise da Silveira publicou Imagens do Inconsciente, a psiquiatria tradicional foi abatida sem piedade. Foi um marco. Um livro extraordinário, de uma singularidade tal que causou espanto e admiração. Fruto de anos e anos de intensa pesquisa, escrito numa prosa exemplar, as imagens perturbaram, pela rara e estranha beleza. Era uma denúncia total, sem meias palavras. [...] A biografia em lugar do caso. E o psiquiatra assumindo a condição de coautor ou de leitor, atento às vozes de seus antigos hóspedes compulsórios, silenciados por terríveis expedientes”. (Luiz Carlos Mello)

Grupo de estudos - Introdução à obra de Carlos Byington

O Analista Carlos Byington é um pensador que alia seu trabalho clínico à formulação de uma teoria simbólica sobre o desenvolvimento psicológico. Seu pensamento constitui a Psicologia Simbólica Junguiana, uma teoria viva em constante reformulação, resultante da sua constante indagação e pesquisa sobre a natureza humana nos indivíduos e na cultura. Ele é autor dos livros: "Estrutura da personalidade", "O desenvolvimento da personalidade", "Dimensões simbólicas da personalidade", "A inveja criativa", "Pedagogia simbólica", "A construção amorosa do saber", e de inúmeros artigos, como, por exemplo, "Ética e Psicologia", "Psicologia e Política", "Ternura, sexo, dignidade e amor",  entre outros.

carlos byington.jpg
imagem div andrea.png

•Buscaremos no campo profundo da Psique, as imagens  que  permitem observar  complexidade e profundidade  psíquicas.

•Discutiremos a partir da obra de Gaston Bachelard, sobre o campo imaginário, as imagens psíquicas, presentes na ancestralidade, nas artes visuais e o uso do desenho no psicodiagnóstico, como diagnóstico e prognóstico.

•Coordenação: Andréa Vistué - Candidata a Analista

pela AJB, Psicoterapeuta há 32 anos, supervisora clínica e estudiosa de Arte  e  mitologias.

 

Olá! Já ouviste falar da calatonia e toques sutis?

Há mais de 50 anos que psicoterapeutas do Brasil, Estados Unidos e Europa têm usado com sucesso um conjunto de técnicas de relaxamento e integração fisiopsíquica desenvolvidas pelo professor e médico Petho Sandór, seja com crianças quanto com adultos, no trabalho de trauma, reabilitação, educação, fisioterapia e muitas outras áreas. 

O trabalho silencioso e sutil e a atitude respeitosa, acolhedora e sensível do terapeuta criam as condições ideais para uma vivência de contemplação interior, conhecimento de si e dos outros, sentimentos de bem estar e paz.

No mês de julho estaremos a promover a primeira formação básica sobre Calatonia do norte de Portugal.

Gostávamos de te convidar a participar nesta experiência para que possas ter mais uma técnica como opção terapêutica no teu trabalho.

Saiba mais sobre a nossa oferta formativa em:

https://calatoniainternationaltraining.com/calatonia-treinamento-basico-i-julho-7-9-porto-portugal/

Contamos com a vossa presença!

Calatonia International Training

calatonia.jpg

Com o intuito de trazer mais uma oferta formativa de qualidade para os psicólogos que fazem parte do Coletivo Junguiano, apresentamos para os alunos portugueses e brasileiros sediados em Portugal, a possibilidade de inscrição no curso de Terapia de Sandplay: Teoria e Prática, oferecido pelo Instituto Sedes Sapientiae do Brasil, com Maria Helena Monteiro Balthazar e Maria Irene Crespo Gonçalves, membros da Sociedade Brasileira de Terapia de Sandplay: Ibtsandplay e da Sociedade Internacional: ISST.

Para os alunos baseados em Portugal, as aulas presenciais serão oferecidas no mês de julho de 2023, em data a confirmar, pela professora Maria Irene Crespo Gonçalves. As mesmas ocorrerão no gabinete da psicóloga Marcela Bianco, na cidade do Porto.
A vivência do processo de Sandplay pelos alunos sediados em Portugal também poderão ser realizadas com o acompanhamento da Psicóloga Marcela Bianco, no Porto ou com o Psicólogo João Furtado, em Guimarães.
Para os alunos portugueses que não tiverem diplomação de Psicologia reconhecida no Brasil, será aceito o diploma correspondente do curso de Psicologia realizado em Universidades Portuguesas.
Inscrições pelo site do Instituto Sedes Sapientiae até o dia 08 de março de 2023.
Informações para inscrições em Especialização e Aperfeiçoamento 2023 – Instituto Sedes Sapientiae:

Informações para inscrições em Especialização e Aperfeiçoamento 2023 – Instituto Sedes Sapientiae

sandplay mão.jpeg
bottom of page